É um dos rios menos conhecidos do Norte de Portugal e, talvez por isso, é também um dos mais belos. O rio Poio deslumbra-nos pela pureza das suas águas e pelo percurso que segue, repleto de grandes rochas, cascatas e lagoas onde nos podemos refrescar nos dias quentes.
O rio Poio é um rio quase mágico, parte fundamental das memórias de infância dos habitantes da zona, que mantêm as suas memórias de mergulhos refrescantes nas suas lagoas. Mas desengane-se quem acha que o rio é fácil de percorrer – afinal, este é um puro rio de montanha, situado num vale estreito e com escarpas a rodear as suas margens.
Apenas é possível subir o rio no seu leito e, devido às rochas, um pequeno percurso transforma-se numa viagem de, no mínimo, 3 horas até chegar à cascata Cai d’Alto, ponto mais sublime do percurso do rio.
E, como o único caminho é pelo leito do rio, terá de voltar a fazer o mesmo percurso de 3 horas para voltar para trás. Por isso mesmo, é importante ter em conta o seu estado físico antes de iniciar este percurso.